Hours to read, inform, learn, know, know, share. Is your time!

"Nós morremos quando desaparecem as últimas pessoas que ouviram falar de nós." AntonioLoboAntunes

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Preservar o futuro deles....


Células estaminais são células imaturas com capacidade de originar os diversos tipos de células existentes no organismo - diferenciação - tendo igualmente a capacidade de se autorenovar e dividir indefinidamente.
Existem diversos tipos de células estaminais, dependendo da fonte de onde são isoladas.
As células estaminais embrionárias são originadas a partir do embrião com 5-7 dias de desenvolvimento.
As células estaminais fetais são originadas de células de feto (isto é desde as 8 semanas após a concepção).

Também no organismo adulto podem encontrar-se células estaminais (células estaminais adultas) em diferentes órgãos e tecidos como a medula óssea, a pele, o intestino, entre outros. A existência de células estaminais nestes tecidos deve-se ao facto destes terem um elevado grau de perda celular, requerendo uma substituição constante das suas células. Uma fonte muito rica em células estaminais é o sangue do cordão umbilical.Estas células estaminais neonatais (consideradas células estaminais adultas) podem ser colhidas e processadas logo após o nascimento, num processo totalmente seguro e indolor para a mãe e para o recém-nascido, tendo actualmente substancial aplicabilidade terapêutica (ver Aplicações Actuais).No futuro, a investigação científica nesta área deverá fazer aumentar a gama de doenças em que são aplicadas estas células estaminais (ver Potencial terapêutico).

ARMAZENAMENTO DE CÉLULAS ESTAMINAIS

O Sangue do cordão umbilical, geralmente descartado durante o parto, é uma fonte muito rica em células estaminais. Nos últimos anos, o transplante de células estaminais do sangue do cordão umbilical tem-se revelado uma alternativa real aos transplantes de medula óssea, sendo utilizadas no tratamento de dezenas de doenças, (ver Aplicações Actuais), sobretudo na área da hemato-oncologia..

A importância cada vez maior dos transplantes com sangue do cordão umbilical levou ao aparecimento de vários bancos de sangue do cordão umbilical, públicos e privados. Entre os bancos públicos destacam-se os pertencentes à rede Netcord, tais como o de New York, Barcelona e Dusseldorf. Relativamente aos bancos privados, o seu número também tem vindo a aumentar progressivamente, em consequência dos avanços científicos e clínicos que têm vindo a ocorrer ao longo dos últimos anos.

Os primeiros bancos privados para armazenamento de sangue do cordão umbilical surgiram nos EUA em 1992, enquanto na Europa os bancos privados existem desde o ano 2000.

A criopreservação das células estaminais do sangue do cordão umbilical é, actualmente, uma tecnologia bem estabelecida que tem por objectivo a sua eventual utilização no tratamento de diversas doenças ao longo da vida da própria pessoa e também dos seus familiares.
.
PROBABILIDADE DE UTILIZAÇÃO AUTÓLOGA

Actualmente, a probabilidade de uma família sem um risco definido vir a necessitar de utilizar o sangue do cordão umbilical criopreservado é pequena, mas real. As amostras de células estaminais criopreservadas em bancos privados têm sido utilizadas maioritariamente em transplantes alogénicos, entre irmãos. No entanto, o número de casos de aplicação autóloga do sangue do cordão umbilical tem vindo a aumentar, os dados mais recentes apontam para mais de 24 casos em que tal procedimento foi necessário. Só em 2007 a empresa norte-americana Cord Blood Registry registou 11 transplantes autólogos efectuados com amostras criopreservadas neste banco privado.Actualmente, na Europa, cerca de 2/3 dos transplantes com células estaminais hematopoiéticas (derivadas da medula óssea e de sangue periférico) são autólogos. Num artigo recente o grupo do EBMT (European Group for Blood and Marrow Transplantation) refere que dos 25.050 transplantes hematopoiéticos realizados no ano de 2006, 61% foram transplantes autólogos e 39% transplantes alogénicos. As principais doenças tratadas com células estaminais do próprio são linfomas e tumores sólidos, enquanto em doenças como leucemias ou doenças não malignas são usadas preferencialmente células obtidas a partir de um dador compatível. Estes dados destacam a importância dos transplantes autólogos no panorama actual da transplantação hematopoiética na Europa, reforçando o interesse crescente noutras fontes de células estaminais, tais como o sangue do cordão umbilical.Um estudo recente na revista científica Biology of Bone and Marrow Transplantation aponta que a probabilidade de uma pessoa até aos 70 anos vir a necessitar de um tratamento com as suas células estaminais criopreservadas será na ordem de 1:400, enquanto a probabilidade de vir a necessitar de um transplante com células doadas por outras pessosa é na ordem de 1:200. Em Outubro de 2003, o Professor John D. Wagner, um dos maiores especialistas mundiais na área da transplantação de células estaminais hematopoéticas (em particular do cordão umbilical), publicou um artigo de revisão onde, referindo-se a dados clínicos relativos ao transplante de células estaminais do cordão umbilical em regime alogénico, incentiva o desenvolvimento de bancos de sangue do cordão umbilical em todo o mundo. Neste mesmo artigo, refere igualmente que, caso se confirme a multipotencialidade das células estaminais do sangue do cordão umbilical, o impacto dos bancos de sangue do cordão umbilical será ainda maior, sendo um argumento a favor dos bancos privados.Mais recentemente, o seu grupo apresentou uma comunicação em forma de poster na Sociedade Americana de Hematologia, relatando o transplante autólogo de sangue do cordão umbilical numa criança com anemia aplástica. Nessa comunicação, o seu grupo refere que o caso relatado sugere que, considerar a criopreservação do sangue do cordão umbilical para uso familiar como seguro biológico não é sem mérito.




A importância do sangue do cordão umbilical poderá estender-se, no futuro, ao tratamento de outras condições, que até aqui não beneficiavam de terapia celular, tais como doenças cardiovasculares, Alzheimer ou Parkinson. (ver Avanços Científicos)

Quanto custa o serviço?

O preço total do serviço é de 1200 euros (IVA incluído à taxa em vigor) que inclui o kit de recolha do sangue, transporte, processamento e armazenamento durante os primeiros 20 anos.

"O futuro dos nossos filhos não tem preço!

Eu sou mãe de uma criança criopreservada."

Certeficada pela Norma ISO 9001

Sem comentários:

Escrever bem

Escrever é uma das formas mais eficientes para transmitir informação e conhecimento.

Permitiu por exemplo, que pessoas que viveram há muitos séculos atrás pudessem passar o seu conhecimento para as gerações vindouras.
Se quer aprender a escrever bem, siga as próximas dicas.
Escrever com o fim a vista
A primeira coisa que deve fazer é um esqueleto do texto que pretendemos escrever, com algumas notas que identificarão o que irá ser escrito. Por exemplo:
Número de palavras Tema Estilo (formal, blogue, carta) Pesquisas a fazer Data limite para terminar Organizar notas e rascunhos.
Uma das piores coisas que podem acontecer quando estamos a escrever é ter de parar para procurar uma ideia que colocámos não sabemos onde. Quebra totalmente o ritmo criativo do texto.
Procure uma aplicação informática, se costuma usar o computador para escrever ou anda com ele para todo o lado. Se for menos tecnológico, compre um bloco de notas e uma pasta para guardar documentos e ande sempre acompanhado desses objectos.Crie um hábito para escrever bem.
Podemos aprender a escrever bem se criarmos um hábito diário de escrever sempre há mesma hora e no mesmo local. Se para ser um escritor inesquecível é necessário algo mais (um dom) escrever correctamente pode ser alcançado por qualquer um, com esforço e dedicação.
Compre um cronómetro e coloque-o na sua secretária. Depois marque o tempo que planeou escrever e não saia de lá até o alarme tocar. Concentre-se no que está a fazer.Delegar o que for possível.
Enquanto a parte de escrever não pode ser delegada, existem outras tarefas que podem ser. Por exemplo, para a edição do texto ou apenas para passar as suas notas para formato electrónico.
Concentre-se em produzir para escrever bem.
Apesar de estar sentado, escrever bem pode consumir muita energia. Por isso devemos tentar produzir o máximo no menor tempo possível, além de delegar tudo o resto (como já vimos).
Se nos prepararmos correctamente, com organização, criando o ambiente e rituais correctos, estando mentalmente preparados para escrever, a qualidade dos textos será bastante boa. Por isso, siga estas dicas e comece a escrever bem.

Chocolate é um aliado no combate à ansiedade

Chocolate é um aliado no combate à ansiedade Muitas pessoas descobriram que estão viciadas em chocolate. O que não sabem é que isso não é necessariamente mau. O chocolate é um poderoso aliado no combate à ansiedade e funciona como uma espécie de medicamento que, se consumido moderadamente, pode ser bom para a saúde. 2009-03-06 21:08:39 /informacao/chocolate_28996.flv 206796 00:01:26 http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=20&visual=9&tm=2&t=Chocolate-e-um-aliado-no-combate-a-ansiedade.rtp&article=206796 Saúde Chocolate é um aliado no combate à ansiedade Muitas pessoas descobriram que estão viciadas em chocolate. O que não sabem é que isso não é necessariamente mau. O chocolate é um poderoso aliado no combate à ansiedade e funciona como uma espécie de medicamento que, se consumido moderadamente, pode ser bom para a saúde. 2009-03-06 21:08:39

Rotavírus, um vírus quase desconhecido

Rotavírus, um vírus quase desconhecido Quase metade dos pais portugueses desconhece a existência da Gastroenterite Pediátrica por Rotavírus. Esta doença é uma das principais causas de hospitalização de crianças na Europa. 2009-03-02 10:57:13 /informacao/rotavirus_28699.flv 205614 00:03:03 http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=20&visual=9&tm=2&t=Rotavirus-um-virus-quase-desconhecido.rtp&article=205614 Saúde Rotavírus, um vírus quase desconhecido Quase metade dos pais portugueses desconhece a existência da Gastroenterite Pediátrica por Rotavírus. Esta doença é uma das principais causas de hospitalização de crianças na Europa. 2009-03-02 10:57:13