Hours to read, inform, learn, know, know, share. Is your time!

"Nós morremos quando desaparecem as últimas pessoas que ouviram falar de nós." AntonioLoboAntunes

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O "nosso" Siza Vieira

Siza Vieira dedica à família prémio que vai receber da Rainha Isabel II
Londres, 25 Fev (Lusa)
O arquitecto Álvaro Siza Vieira dedica à família a Medalha de Ouro Real 2009, atribuída pela ordem dos arquitectos britânicos em nome da rainha Isabel II, que o receberá na quinta-feira em Londres.
O arquitecto diz que irá pensar especialmente nos seus filhos quando receber o galardão, que premeia o trabalho de uma vida, na quinta-feira no Instituto Real dos Arquitectos Britânicos (Riba, no acrónimo inglês).
Siza Vieira tem dois filhos, Álvaro Leite Siza, também arquitecto, e Joana Marinho Leite Siza, fruto do casamento com Maria Antónia Siza, falecida em 1973.
"Não vieram porque não puderam", lamentou, em declarações à agência Lusa, à chegada à capital britânica, onde está acompanhado por amigos, nomeadamente o também arquitecto Eduardo Souto Moura.
Siza Vieira considera ser "uma grande honra" receber a distinção, criada em 1848 com o patrocínio do príncipe Alberto e atribuída anualmente, com excepção do ano em que a rainha Vitória morreu, em 1901.
Na quinta-feira, antes de uma cerimónia na sede da Riba, o autor do projecto para o Pavilhão de Portugal na Expo`98 encontrar-se-á cerca de "cinco minutos" com a Rainha Isabel II no Palácio de Buckingham para receber a medalha real.
"É uma coisa muito curta, só devo ter tempo para dizer Your Highness. Ma`am, como se diz aqui", diz, ainda incerto sobre o protocolo que irá seguir.
"Ainda vou fazer umas perguntas para não fazer alguma coisa indevida", observa.
Hoje, depois de entrevistas com a imprensa, dá uma palestra para arquitectos e convidados, terminando o dia com um jantar com o arquitecto inglês David Chipperfield.
Apesar de trabalhar com regularidade em Espanha, Itália, Holanda ou França, Siza Vieira apenas fez um trabalho no Reino Unido, um pavilhão temporário da Serpentine Gallery, no Hyde Park, em 2005.
"Foi vendido no dia em que abriu, mas não sei onde está, não dizem", refere, convicto de que o comprador foi uma pessoa com dinheiro que terá montado de novo o pavilhão num espaço particular.
A falta de obra sua no Reino Unido não é por não receber convites, mas devido à opção de não participar em concursos públicos, que exigem um trabalho intenso em pouco tempo.
"O trabalho mais interessante, o trabalho de obra pública, é feito hoje sistematicamente por concurso e eu não tenho feito concursos", explica.
Outra razão para não precisar de o fazer é porque tem propostas noutros países e também porque prefere manter uma estrutura pequena, que hoje conta com cerca de 25 colaboradores.
"É uma opção porque eu gosto de seguir os trabalhos totalmente e a partir de uma certa dimensão as regras são outras", sustenta.
Um dos projectos em que está a trabalhar é uma torre de 45 pisos para habitação em Roterdão, na Holanda, o mais alto edifício que projectou.
Depois de já ter desenhado habitações sociais, vivendas particulares, museus, restaurantes ou adegas, este "arranha-céus" é visto apenas como mais um elemento da sua formação "que não acaba" como arquitecto.
"A cidade é feita de edifícios grandes, pequenos, repetitivos, singulares", responde àqueles que possam admirar-se por ter aceite este tipo de trabalho.
"A nossa formação tem de contemplar tudo isso porque tudo está relacionado na cidade", vinca.
in: 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Sem comentários:

Escrever bem

Escrever é uma das formas mais eficientes para transmitir informação e conhecimento.

Permitiu por exemplo, que pessoas que viveram há muitos séculos atrás pudessem passar o seu conhecimento para as gerações vindouras.
Se quer aprender a escrever bem, siga as próximas dicas.
Escrever com o fim a vista
A primeira coisa que deve fazer é um esqueleto do texto que pretendemos escrever, com algumas notas que identificarão o que irá ser escrito. Por exemplo:
Número de palavras Tema Estilo (formal, blogue, carta) Pesquisas a fazer Data limite para terminar Organizar notas e rascunhos.
Uma das piores coisas que podem acontecer quando estamos a escrever é ter de parar para procurar uma ideia que colocámos não sabemos onde. Quebra totalmente o ritmo criativo do texto.
Procure uma aplicação informática, se costuma usar o computador para escrever ou anda com ele para todo o lado. Se for menos tecnológico, compre um bloco de notas e uma pasta para guardar documentos e ande sempre acompanhado desses objectos.Crie um hábito para escrever bem.
Podemos aprender a escrever bem se criarmos um hábito diário de escrever sempre há mesma hora e no mesmo local. Se para ser um escritor inesquecível é necessário algo mais (um dom) escrever correctamente pode ser alcançado por qualquer um, com esforço e dedicação.
Compre um cronómetro e coloque-o na sua secretária. Depois marque o tempo que planeou escrever e não saia de lá até o alarme tocar. Concentre-se no que está a fazer.Delegar o que for possível.
Enquanto a parte de escrever não pode ser delegada, existem outras tarefas que podem ser. Por exemplo, para a edição do texto ou apenas para passar as suas notas para formato electrónico.
Concentre-se em produzir para escrever bem.
Apesar de estar sentado, escrever bem pode consumir muita energia. Por isso devemos tentar produzir o máximo no menor tempo possível, além de delegar tudo o resto (como já vimos).
Se nos prepararmos correctamente, com organização, criando o ambiente e rituais correctos, estando mentalmente preparados para escrever, a qualidade dos textos será bastante boa. Por isso, siga estas dicas e comece a escrever bem.

Chocolate é um aliado no combate à ansiedade

Chocolate é um aliado no combate à ansiedade Muitas pessoas descobriram que estão viciadas em chocolate. O que não sabem é que isso não é necessariamente mau. O chocolate é um poderoso aliado no combate à ansiedade e funciona como uma espécie de medicamento que, se consumido moderadamente, pode ser bom para a saúde. 2009-03-06 21:08:39 /informacao/chocolate_28996.flv 206796 00:01:26 http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=20&visual=9&tm=2&t=Chocolate-e-um-aliado-no-combate-a-ansiedade.rtp&article=206796 Saúde Chocolate é um aliado no combate à ansiedade Muitas pessoas descobriram que estão viciadas em chocolate. O que não sabem é que isso não é necessariamente mau. O chocolate é um poderoso aliado no combate à ansiedade e funciona como uma espécie de medicamento que, se consumido moderadamente, pode ser bom para a saúde. 2009-03-06 21:08:39

Rotavírus, um vírus quase desconhecido

Rotavírus, um vírus quase desconhecido Quase metade dos pais portugueses desconhece a existência da Gastroenterite Pediátrica por Rotavírus. Esta doença é uma das principais causas de hospitalização de crianças na Europa. 2009-03-02 10:57:13 /informacao/rotavirus_28699.flv 205614 00:03:03 http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=20&visual=9&tm=2&t=Rotavirus-um-virus-quase-desconhecido.rtp&article=205614 Saúde Rotavírus, um vírus quase desconhecido Quase metade dos pais portugueses desconhece a existência da Gastroenterite Pediátrica por Rotavírus. Esta doença é uma das principais causas de hospitalização de crianças na Europa. 2009-03-02 10:57:13