Hours to read, inform, learn, know, know, share. Is your time!

"Nós morremos quando desaparecem as últimas pessoas que ouviram falar de nós." AntonioLoboAntunes

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Recurso às novas tecnologias

Cidadania e Profissionalidade - Processos sociais de mudança
DR1
Aprendizagem ao longo da vida
Conceitos-chave: aprendente; competência; autonomia; desenvolvimento pessoal e social; tecnologias da informação e comunicação; aprendizagem ao longo da vida; sociedade do conhecimento.
􀂃 A condição de aprendente
- Noção de aprendente
- Noções de Lifelong e lifewide
- Apropriação do conceito de aprendizagem significativa
- Dinâmicas formais, informais e não formais de aquisição e renovação de competências ao longo e nos vários domínios da vida.
- Importância de práticas de reflexão e auto-avaliação criteriosas e conscientes
- Dimensões da aprendizagem ao longo da vida: saber-ser, saber-estar, saber-saber e aprender a aprender
- Aprendizagem ao longo da vida enquanto motor de regeneração local e nacional e prática fundamental para a participação sustentada na sociedade do conhecimento
􀂃 Recurso às novas tecnologias
- Pesquisa, organização, reformulação e gestão da informação
- Construção de novas práticas inerentes à gestão complexa e multidimensional da vida pessoal e profissional, designadamente no que diz respeito à facilitação de acesso a serviços e práticas de trabalho cooperativo (nomeadamente a distância)
____________________________________________________
Reflexão pessoal
MEIOS E INSTRUMENTOS

No meu ciclo de vida pessoal recorro com frequência a diversas novas tecnologias por meios e instrumentos diferentes tais como:

¨ O Fax;
¨ O pop fax (
http://www.popfax.com/);
¨ O Telemóvel;
¨ O Computador;
¨ O Software;
¨ A Internet e a Web.

O fax veio facilitar-me a entrega e troca de documentos através de uma linha telefónica, independentemente do lugar onde esteja, devolvendo um comprovativo, relatório, de chegada dando a certeza e acreditação na entrega dos mesmos. Esta é uma tecnologia que não dispenso pelos motivos que já referi. Descrevo como exemplo uma carta de reclamação que fiz devido às condições de um equipamento de ginástica que vinha danificado da loja onde comprei. Toda esta reclamação foi feita desta forma tanto na recepção como no envio das mesmas e o que me deu toda a credibilidade foram os comprovativos de envio e de recepção das cartas e respostas.

O Pop fax é o fax pela internet. Facilita o envio e a recepção a partir de qualquer computador, sem instalações de software e a um baixo custo mensal. Fornece um número local que permite o envio e a recepção ilimitada de faxes para o mundo inteiro. Desde que tenho a minha multifunções avariada que usufruo deste serviço apesar com menos frequência.

O telemóvel não só resolvo qualquer tipo de assunto apenas falando como também basta um SMS para que a comunicação seja rápida e fluida através da abreviação das palavras na linguagem escrita. Com a eficácia das novas tecnologias o meu telemóvel dá-me a possibilidade de fotografar e até filmar podendo registar qualquer momento em qualquer altura enviando logo para o meu email ou simplesmente através do bluetooth para poder guardar no computador. Ainda tem a capacidade de ter um MP3 incluído para poder ouvir musica quando e onde quiser. Com o avanço das operadoras a comunicação é instantânea o que me faz estar sempre em cima do acontecimento sem atrasos nem interferências.

O computador é o equipamento que eu utilizo mais no meu dia-a-dia.
São as actualizações de software que traduzem mais facilidades e rapidez na execução de trabalhos ou simplesmente de tarefas de lazer, como por exemplo, no meu trabalho que é feito em autocad e nos programas do Office e em lazer a utilização do Office e de algumas tecnologias novas de programas de fotografia e filmagem. Ou ainda a simples e rápida utilização da internet para entrega de trabalhos, troca de impressões, esclarecimentos ou dúvidas via mail e em lazer poder comunicar instantaneamente com amigos via messenger ou mail.
Todas estas tecnologias estão dentro do computador.

A internet e a Web oferecem-me continuamente, a consulta e a execução de tarefas através de serviços on-line dos quais não preciso de sair de casa para os conseguir como por exemplo:

· A dgi e o e-financas.gov.pt – (Direcção-Geral dos Impostos) que possibilitam efectuar consultas, pagamentos e até reclamações de atendimento. É por aqui que efectuo a entrega do meu IRS e consulto dívidas ou crédito.
· O banco on-line permite-me consultar as minhas contas, créditos e cartões, realizar transferências nacionais e internacionais, pagamentos, requisições de cheques e outras operações, aderir a cartões de débito e crédito.
· A OK! Tele Seguro que me permite a actualização, a simulação do preço do seguro automóvel online e a consulta da minha “conta corrente”.
Este é um serviço de comercialização de seguros à distância de venda online.
· Os Jornais on-line como o Expresso que deixei de comprar em suporte papel pois este dá-me a possibilidade de ver a versão integral por um valor muito mais baixo e até poder consultar gratuitamente os resumos das notícias praticamente em directo, pois está constantemente a actualizar.
· O Diário da República electrónico que é um serviço público, gratuito, com possibilidade de impressão, arquivo e pesquisa dos actos publicados, sem restrições para o cidadão, que me dá a possibilidade de poder consultar com frequência as revogações e alterações do REGEU entre outros.
· O Portal do Governo on-line – (portugal.gov.pt) permite-me estar actualizada com as notícias diárias do governo. Faço consulta frequente a este site por interesse pessoal e para trabalhos de curso como por exemplo o trabalho sobre os Órgão de Soberania.
· O netemprego.gov.pt, o qual consulto diariamente na procura exaustiva de emprego.
· O expresso emprego que é um suplemento on-line e de consulta totalmente gratuita de ofertas de emprego e acções de formação.
· A segurança social on-line (
http://www.seg-social.pt/) onde consulto os meus descontos. Neste site eu consulto os direitos e deveres dos trabalhadores, família, crianças e jovens, o que a protecção social me pode oferecer,
· O site PRIBERAM é um dicionário da Língua Portuguesa On-Line. Recorro com frequência a este site para esclarecer dúvidas da língua na composição de textos para email, cartas, faxes ou simplesmente para descrever o meu dia-a-dia.
· O site da Câmara de Sintra (
http://www.cm-sintra.pt) que me dá diversas informações como por exemplo os regulamentos da habitação, o programa de festas da região, etc.

Estes são alguns sites que consulto com mais frequência mas diariamente deparo-me com uma série de ligações que me fazem pesquisar e consultar sites de sites dando uma enorme escolha de informação e aprendizagem.

Existem outras tecnologias que ainda não tive oportunidade de alcançar ou simplesmente experimentar como por exemplo:
O carro movido a hidrogénio e electricidade. Este carro emite apenas vapor de água, não lançando para a atmosfera nenhum dos gases responsáveis pelo aquecimento global e tem um consumo praticamente acessível a todas as bolsas. É muito mais económico.
O LERPARAVER (
http://www.lerparaver.com/) é um software para invisuais ou pessoas com visão reduzida. Este software iria facilitar a leitura de documentos ou livros à minha mãe que tem uma retinopatia diabética e que tem apenas 30/40% de visão. Este é um problema que me afecta pessoalmente e que as novas tecnologias são essenciais.

As novas tecnologias implicam nas alterações das relações humanas de forma positiva e negativa. A não necessidade de deslocação física para entrega de mensagem ou documentos o que provoca o afastamento e a falta de dialogo entre humanos e a sua impessoalidade. Contudo, este impacto trouxe mais tempo para dedicarmos ao desenvolvimento económico em geral, à cultura e ao desenvolvimento pessoal e familiar.

As novas tecnologias são o futuro da humanidade. Para o bem ou para o mal está nas nossas mão a forma como as utilizamos. Eu farei por dar o exemplo aos meus descendentes e próximos da utilidade positiva de todas as tecnologias e como tirar o melhor partido sem prejudicar o próximo.


Magda Fonseca
Áreas do Saber: Sociologia; Psicologia; Filosofia; Geografia; Direito; Relações Internacionais; Economia.

Sem comentários:

Escrever bem

Escrever é uma das formas mais eficientes para transmitir informação e conhecimento.

Permitiu por exemplo, que pessoas que viveram há muitos séculos atrás pudessem passar o seu conhecimento para as gerações vindouras.
Se quer aprender a escrever bem, siga as próximas dicas.
Escrever com o fim a vista
A primeira coisa que deve fazer é um esqueleto do texto que pretendemos escrever, com algumas notas que identificarão o que irá ser escrito. Por exemplo:
Número de palavras Tema Estilo (formal, blogue, carta) Pesquisas a fazer Data limite para terminar Organizar notas e rascunhos.
Uma das piores coisas que podem acontecer quando estamos a escrever é ter de parar para procurar uma ideia que colocámos não sabemos onde. Quebra totalmente o ritmo criativo do texto.
Procure uma aplicação informática, se costuma usar o computador para escrever ou anda com ele para todo o lado. Se for menos tecnológico, compre um bloco de notas e uma pasta para guardar documentos e ande sempre acompanhado desses objectos.Crie um hábito para escrever bem.
Podemos aprender a escrever bem se criarmos um hábito diário de escrever sempre há mesma hora e no mesmo local. Se para ser um escritor inesquecível é necessário algo mais (um dom) escrever correctamente pode ser alcançado por qualquer um, com esforço e dedicação.
Compre um cronómetro e coloque-o na sua secretária. Depois marque o tempo que planeou escrever e não saia de lá até o alarme tocar. Concentre-se no que está a fazer.Delegar o que for possível.
Enquanto a parte de escrever não pode ser delegada, existem outras tarefas que podem ser. Por exemplo, para a edição do texto ou apenas para passar as suas notas para formato electrónico.
Concentre-se em produzir para escrever bem.
Apesar de estar sentado, escrever bem pode consumir muita energia. Por isso devemos tentar produzir o máximo no menor tempo possível, além de delegar tudo o resto (como já vimos).
Se nos prepararmos correctamente, com organização, criando o ambiente e rituais correctos, estando mentalmente preparados para escrever, a qualidade dos textos será bastante boa. Por isso, siga estas dicas e comece a escrever bem.

Chocolate é um aliado no combate à ansiedade

Chocolate é um aliado no combate à ansiedade Muitas pessoas descobriram que estão viciadas em chocolate. O que não sabem é que isso não é necessariamente mau. O chocolate é um poderoso aliado no combate à ansiedade e funciona como uma espécie de medicamento que, se consumido moderadamente, pode ser bom para a saúde. 2009-03-06 21:08:39 /informacao/chocolate_28996.flv 206796 00:01:26 http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=20&visual=9&tm=2&t=Chocolate-e-um-aliado-no-combate-a-ansiedade.rtp&article=206796 Saúde Chocolate é um aliado no combate à ansiedade Muitas pessoas descobriram que estão viciadas em chocolate. O que não sabem é que isso não é necessariamente mau. O chocolate é um poderoso aliado no combate à ansiedade e funciona como uma espécie de medicamento que, se consumido moderadamente, pode ser bom para a saúde. 2009-03-06 21:08:39

Rotavírus, um vírus quase desconhecido

Rotavírus, um vírus quase desconhecido Quase metade dos pais portugueses desconhece a existência da Gastroenterite Pediátrica por Rotavírus. Esta doença é uma das principais causas de hospitalização de crianças na Europa. 2009-03-02 10:57:13 /informacao/rotavirus_28699.flv 205614 00:03:03 http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=20&visual=9&tm=2&t=Rotavirus-um-virus-quase-desconhecido.rtp&article=205614 Saúde Rotavírus, um vírus quase desconhecido Quase metade dos pais portugueses desconhece a existência da Gastroenterite Pediátrica por Rotavírus. Esta doença é uma das principais causas de hospitalização de crianças na Europa. 2009-03-02 10:57:13