Hours to read, inform, learn, know, know, share. Is your time!

"Nós morremos quando desaparecem as últimas pessoas que ouviram falar de nós." AntonioLoboAntunes

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Identificar constrangimentos à construção de dinâmicas associativa e actuar criticamente face a esses obstáculos.

Cidadania e Profissionalidade - Processos sociais de mudança
DR3

Movimentos associativos na sociedade civil
Conceitos-chave: actores de desenvolvimento; intervenção social; sociedade civil; empreendedorismo social.
􀂃 Função social dos movimentos colectivos
􀂃 Princípios de organização e dinamização das associações civis
􀂃 Gestão da vida pessoal e profissional com vista à participação associativa: empreendedorismo social
__________________________________________________
“Ajuda de mãe”
A finalidade da Ajuda de Mãe é apoiar as mulheres grávidas, no respeito pela vida do bebé que vai nascer e para que, com esse apoio, cada mãe possa melhorar a vida da sua família. Assim esta informa, encaminha e acolhe grávidas, informa na área da gravidez, sexualidade e planeamento familiar, forma as mães para a concretização de uma maternidade plena, que contribua para um desenvolvimento saudável dos seus filhos, promove a qualificação escolar das mães, de modo a que adquiram pelo menos a escolaridade obrigatória, promove a reinserção social e profissional das mães tornando possível e mais qualificada a sua entrada no mercado de trabalho, e espectivamente a sua reinserção na sociedade e apoia a família.
É uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), pessoa colectiva de utilidade pública e sem fins lucrativos. O trabalho com as mães é desenvolvido por uma equipa multidisciplinar, apoiado por uma equipa de voluntários presentes nos diferentes serviços promovidos pela instituição. Para a concretização do seu trabalho, tem um acordo de cooperação com o Centro de Segurança Social de Lisboa e parcerias com diversas instituições, públicas e privadas.
Esta associação subsiste de que ajudem nas maiores carências das famílias como dinheiro, roupa, acessórios para grávidas e para os bebés, mobiliário, produtos de higiene para a mãe e para o bebe, cadeirinhas, carrinhos, alcofas, camas de grades fraldas e Toalhitas. produtos alimentares.
A Ajuda de Mãe conta com grupos de madrinhas e amigos que de forma continuada contribuem com donativos. Conta ainda com campanhas de recolhas em empresas e com todos os particulares que nos ajudam. Têm ainda vários donativos financeiros que muito os ajudam no avanço dos seus projectos e no financiamento da instituição.
A Ajuda de Mãe tem criado vários serviços para ajudar estas mulheres como são:
Uma linha telefónica de apoio SOS Grávida;
Um Serviço de Atendimento a Grávidas;
Abriram uma Residência de Acolhimento para Grávidas Adultas;
Um espaço Grávida para preparação para o parto;
Têm atendimento Psicológico;
Abriram uma Residência de Grávidas Adolescentes;
Praticam acções de Formação nas Escolas sobre Sexualidade Responsável;
Colaboraram na criação da Linha telefónica SOS Amamentação;
Um espaço Prevenir e Crescer na Ameixoeira;
Curso de Qualificação Profissional Ajudantes Familiares/Domiciliárias Programa Integrar FSE;
Curso de Formação APRENDER A SER MÃE para grávidas e mães adolescentes;
Abertura do Espaço Prevenir e Crescer em Loures;
Curso de Qualificação Profissional de Ajudantes Familiares/Domiciliárias;
Criaram uma empresa de Inserção Ajuda em Casa ao abrigo do Mercado Social de Emprego;
Espaço Prevenir e Crescer do Bairro 6 Maio na Amadora;
Espaços Prevenir e Crescer escolar em 4 escolas;
Sala de Bebés para acolhimento de bebés de mães em processo de reintegração;
Uma casa de saída para mães reintegradas mas sem habitação, em parceria com a Associação Sabor da Vida;
Espaço Prevenir e Crescer em Oeiras;
Escola de Mães - Espaço de Formação para Grávidas e Mães Adolescentes;
Formação para Estagiárias e Voluntárias;
Curso Progredir de Formação Profissional e Qualificação Escolar em Acompanhantes de crianças;
Curso Integrar de Formação Profissional na área da Restauração ao abrigo do programa Inserção/Emprego;
Atelier de Costura;
Oficina de Informática;

Clube de Emprego;
Curso Avançar Formação Profissional e progressão escolar na área de Acompanhante de Crianças;
Oficina de logística MÃES À OBRA;
Espaço CRVCC em parceria com outras 2 Instituições;
Curso Prevenir e Educar - objectivo de desenvolver competências técnico-profissionais na área da sexualidade;
Ciclo de formações mensais sobre vários temas - "Às quintas com a Ajuda de Mãe";
Curso Crescer e Educar - objectivo de aprofundar a problemática da Gravidez na Adolescência com profissionais que trabalham nesta área;
Formação Parental - Curso Fazer Crescer Grandes Pais, destinado a Técnicos que trabalham com famílias com crianças em risco, composto por 4 módulos de Formação, num total de 30 horas de Formação;
Formação em Serviços Domésticos, destinados a qualificar mães a serem integradas no mercado de trabalho respondendo a solicitações que são feitas através da Ajuda em Casa.
Têm mais alguns projectos para concretizar como a criação de uma creche de horário alargado, alargamento do número dos gabinetes de atendimento directo, em bairros de maior problemática, criar um espaço de alfabetização, a realização de novos cursos profissionais, a criação do Curso “Aprender a Ser Pai”, aberto a todos os pais que queiram melhorar as suas valências parentais, o alargamento do número de acolhimentos, a linha SOS Grávida anónima e confidencial onde quem telefona vê esclarecidas as suas dúvidas nos anos da gravidez, sexualidade e planeamento familiar e partilha de expectativas e ansiedades. Estes projectos têm o apoio da Dra. Maria Cavaco Silva.

Os voluntários asseguram uma grande parte dos serviços prestados pela Ajuda de Mãe, sendo um valioso contributo para o bom funcionamento e dinâmica dos mesmos.
Projectos de Voluntariado:
Divulgação da Instituição
Apoio / Acompanhamento às mães (Após curso de formação )
Tomar conta de bebés (Após curso de formação)
Organização dos enxovais e dos donativos
Organização dos Apoios Alimentares
Monitores de Ateliers Ocupacionais
Organização e desenvolvimento da biblioteca
Atendimento telefónico (Após curso de formação)
Transportes
Explicações
Organização de eventos como festas e vendas
Participação em campanhas.
São associações como estas que fazem sentido na vida de mães sozinhas, que pouco ou nada contam com ajuda da Segurança Social e do Estado e até muitas vezes da família.

Magda Fonseca
Áreas do Saber: Sociologia; Psicologia; Filosofia; Geografia; Direito; Relações Internacionais; Economia.

Fontes:
http://www.ajudademae.com/
http://www.presidencia.pt/mariacavacosilva/?idc=50&idi=12391
http://www.igfse.pt/upload/docs/TestAJUDAMAE.pdf
http://www.ajudademae.com/RELATORIO_ACTIVIDADES_2007.pdf

Sem comentários:

Escrever bem

Escrever é uma das formas mais eficientes para transmitir informação e conhecimento.

Permitiu por exemplo, que pessoas que viveram há muitos séculos atrás pudessem passar o seu conhecimento para as gerações vindouras.
Se quer aprender a escrever bem, siga as próximas dicas.
Escrever com o fim a vista
A primeira coisa que deve fazer é um esqueleto do texto que pretendemos escrever, com algumas notas que identificarão o que irá ser escrito. Por exemplo:
Número de palavras Tema Estilo (formal, blogue, carta) Pesquisas a fazer Data limite para terminar Organizar notas e rascunhos.
Uma das piores coisas que podem acontecer quando estamos a escrever é ter de parar para procurar uma ideia que colocámos não sabemos onde. Quebra totalmente o ritmo criativo do texto.
Procure uma aplicação informática, se costuma usar o computador para escrever ou anda com ele para todo o lado. Se for menos tecnológico, compre um bloco de notas e uma pasta para guardar documentos e ande sempre acompanhado desses objectos.Crie um hábito para escrever bem.
Podemos aprender a escrever bem se criarmos um hábito diário de escrever sempre há mesma hora e no mesmo local. Se para ser um escritor inesquecível é necessário algo mais (um dom) escrever correctamente pode ser alcançado por qualquer um, com esforço e dedicação.
Compre um cronómetro e coloque-o na sua secretária. Depois marque o tempo que planeou escrever e não saia de lá até o alarme tocar. Concentre-se no que está a fazer.Delegar o que for possível.
Enquanto a parte de escrever não pode ser delegada, existem outras tarefas que podem ser. Por exemplo, para a edição do texto ou apenas para passar as suas notas para formato electrónico.
Concentre-se em produzir para escrever bem.
Apesar de estar sentado, escrever bem pode consumir muita energia. Por isso devemos tentar produzir o máximo no menor tempo possível, além de delegar tudo o resto (como já vimos).
Se nos prepararmos correctamente, com organização, criando o ambiente e rituais correctos, estando mentalmente preparados para escrever, a qualidade dos textos será bastante boa. Por isso, siga estas dicas e comece a escrever bem.

Chocolate é um aliado no combate à ansiedade

Chocolate é um aliado no combate à ansiedade Muitas pessoas descobriram que estão viciadas em chocolate. O que não sabem é que isso não é necessariamente mau. O chocolate é um poderoso aliado no combate à ansiedade e funciona como uma espécie de medicamento que, se consumido moderadamente, pode ser bom para a saúde. 2009-03-06 21:08:39 /informacao/chocolate_28996.flv 206796 00:01:26 http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=20&visual=9&tm=2&t=Chocolate-e-um-aliado-no-combate-a-ansiedade.rtp&article=206796 Saúde Chocolate é um aliado no combate à ansiedade Muitas pessoas descobriram que estão viciadas em chocolate. O que não sabem é que isso não é necessariamente mau. O chocolate é um poderoso aliado no combate à ansiedade e funciona como uma espécie de medicamento que, se consumido moderadamente, pode ser bom para a saúde. 2009-03-06 21:08:39

Rotavírus, um vírus quase desconhecido

Rotavírus, um vírus quase desconhecido Quase metade dos pais portugueses desconhece a existência da Gastroenterite Pediátrica por Rotavírus. Esta doença é uma das principais causas de hospitalização de crianças na Europa. 2009-03-02 10:57:13 /informacao/rotavirus_28699.flv 205614 00:03:03 http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=20&visual=9&tm=2&t=Rotavirus-um-virus-quase-desconhecido.rtp&article=205614 Saúde Rotavírus, um vírus quase desconhecido Quase metade dos pais portugueses desconhece a existência da Gastroenterite Pediátrica por Rotavírus. Esta doença é uma das principais causas de hospitalização de crianças na Europa. 2009-03-02 10:57:13