Hours to read, inform, learn, know, know, share. Is your time!

"Nós morremos quando desaparecem as últimas pessoas que ouviram falar de nós." AntonioLoboAntunes

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Teletrabalho

Cidadania e Profissionalidade - Processos sociais de mudança
DR2
Novos processos de trabalho
Conceitos-chave: autonomia; organização e gestão do trabalho; responsabilidade social empresarial.
􀂃 Recurso a novas técnicas/ferramentas de organização e gestão de trabalho, com o objectivo de solucionar
problemas através da adopção de práticas inovadoras: os exemplos do teletrabalho e da transformação
organizacional (organigramas horizontais e verticais)
􀂃 Implicações da responsabilidade social das empresas.

__________________________________________

Ao longo de 18 anos da minha vida profissional como desenhadora, trabalhei em casa para alguns ateliês e gabinetes. Fazia 7 a 12 horas na empresa e depois levava trabalho para casa e fazia mais umas 5 horas. Era muito cansativo mas lucrativo. Adjudicava trabalho às empresas e trabalhava em casa no meu estirador e só mais tarde no computador.

Foi desde 1995 que comecei a trabalhar com o programa “Autocad”, em computador, que me deu maior facilidade e rapidez na execução dos projectos. Executava as peças, gravava em disquete e levava a imprimir ou entregava em disquete à empresa.

Desde 2000 que com a internet, o email e as bases de dados mais rápidas e simplificadas, trabalho mais rapidamente. Entrego, resolvo projecto e problemas que apareçam com o mesmo, com mais eficácia. Basta estar on-line para fazer uma vídeo conferencia ou apenas por escrito com o MSN ou o skipe, e assim que estiver pronto posso enviar o ficheiro para ser avaliado e ser reenviado novamente, tudo isto num espaço muito curto de tempo o que ajuda a poder trabalhar mais e em menos horas.

Trabalhar em casa para as empresas tem sido muito positivo. Consigo gerir o meu tempo, definir horários, ter todo o tempo necessário para a minha filha que só tem 21 meses e exige muito tempo, reduzi as despesas e tenho o meu ritmo.

Na minha área a facilidade de trabalhar para a empresa fora da mesma, (teletrabalho), é normal devido à redução de encargos com pessoal e devido à redução de espaço. Há uma responsabilidade de tempo e de entrega dos trabalhos mais flexível em ambas as partes.

O Teletrabalho vem também descentralizar as empresas, o que urbaniza mais as comunidades e os seus meios, mostrando benefícios ambientais. O trabalhador é quase de si mesmo gerindo o seu horário e o seu trabalho, ganhando em tempo para a família e para lazer. Evita o stress rodoviário e os consumos que acarretam.

As desvantagens do teletrabalho para o teletrabalhador são a falta de movimento e a sedentarização e os problemas psicológicos que pode causar por isolamento.


Trás vantagens para a sociedade com a preservação do meio ambiente, povoando áreas mais despopularizadas, sem vida social.

As desvantagens para a sociedade podem ser a exploração do trabalhador, a falta de formação profissional e o mau pagamento.

Com tudo isto a empresa aumenta os lucros, tem maior facilidade em recrutar pessoal e aumenta a produtividade. Esta tem uma responsabilidade social de impacto económico, ambiental e social.

As desvantagens para a empresa podem ser a falta de presença do trabalhador no local de trabalho e o aumento de custos em equipamento e formação do trabalhador.


A Responsabilidade Social das Empresas resume-se na inclusão de preocupações sociais ou ambientais quer no dia-a-dia das empresas quer na sua
relação de comunicação entre indivíduos com os recursos humanos, clientes, investidores, fornecedores, autoridades locais e público em geral.

Assim, as empresas responsáveis não satisfazem apenas as suas necessidades mas também as da sociedade em geral protegendo o futuro cuidando do presente. Enquanto cumprem a sua responsabilidade social zelam e respeitam os interesses de todos. Esta representa um investimento a longo prazo que irá trazer ganhos para a impresa a nível interno e externo.
A nível interno com a motivação dos trabalhadores e o consequente aumento de produtividade promovendo a igualdade em termos de remuneração.
Em termos externos com uma redução de exploração de recursos, quer nas emissões poluentes, quer na produção de resíduos.

Exemplos de empresas que cumprem a sua responsabilidade social:
A Água Serra da Estrela com o Programa de Reflorestação das Serras de Portu gal, que é já parte do património da Água Serra da Estrela e que planta, desde 2002, uma média de 350 árvores por dia, como também passar uma mensagem de agradecimento a todos os que colaboram com o Programa.
A Fundação do Gil tem como fins principais: contribuir para o bem estar, a valorização pessoal e a plena integração social das crianças e dos jovens que, por razões de natureza diversa, se encontrem internados, por períodos prolongados, em unidades hospitalares, prisionais ou outras.
A CP assume a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento económico e coesão social do País e dos seus cidadãos através de um bom desempenho da sua actividade comercial. No âmbito de uma política de cidadania, e decorrente da própria actividade operacional, a CP assumiu o compromisso de fornecer um serviço de mobilidade universal.
A Caixa Carbono Zero 2010 é um programa estratégico da CGD que visa contribuir para a redução do impacte ambiental das suas actividades, numa lógica de desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo que procura induzir boas práticas junto dos seus colaboradores, clientes e da sociedade em geral. Assumem particular relevância as áreas estratégicas do Ambiente e da Educação, designadamente a nível da sensibilização ambiental e da literacia financeira , que, a par da Solidariedade, constituem áreas prioritárias de intervenção.



Áreas do Saber: Sociologia; Psicologia; Filosofia; Geografia; Direito; Relações Internacionais; Economia.

Sem comentários:

Escrever bem

Escrever é uma das formas mais eficientes para transmitir informação e conhecimento.

Permitiu por exemplo, que pessoas que viveram há muitos séculos atrás pudessem passar o seu conhecimento para as gerações vindouras.
Se quer aprender a escrever bem, siga as próximas dicas.
Escrever com o fim a vista
A primeira coisa que deve fazer é um esqueleto do texto que pretendemos escrever, com algumas notas que identificarão o que irá ser escrito. Por exemplo:
Número de palavras Tema Estilo (formal, blogue, carta) Pesquisas a fazer Data limite para terminar Organizar notas e rascunhos.
Uma das piores coisas que podem acontecer quando estamos a escrever é ter de parar para procurar uma ideia que colocámos não sabemos onde. Quebra totalmente o ritmo criativo do texto.
Procure uma aplicação informática, se costuma usar o computador para escrever ou anda com ele para todo o lado. Se for menos tecnológico, compre um bloco de notas e uma pasta para guardar documentos e ande sempre acompanhado desses objectos.Crie um hábito para escrever bem.
Podemos aprender a escrever bem se criarmos um hábito diário de escrever sempre há mesma hora e no mesmo local. Se para ser um escritor inesquecível é necessário algo mais (um dom) escrever correctamente pode ser alcançado por qualquer um, com esforço e dedicação.
Compre um cronómetro e coloque-o na sua secretária. Depois marque o tempo que planeou escrever e não saia de lá até o alarme tocar. Concentre-se no que está a fazer.Delegar o que for possível.
Enquanto a parte de escrever não pode ser delegada, existem outras tarefas que podem ser. Por exemplo, para a edição do texto ou apenas para passar as suas notas para formato electrónico.
Concentre-se em produzir para escrever bem.
Apesar de estar sentado, escrever bem pode consumir muita energia. Por isso devemos tentar produzir o máximo no menor tempo possível, além de delegar tudo o resto (como já vimos).
Se nos prepararmos correctamente, com organização, criando o ambiente e rituais correctos, estando mentalmente preparados para escrever, a qualidade dos textos será bastante boa. Por isso, siga estas dicas e comece a escrever bem.

Chocolate é um aliado no combate à ansiedade

Chocolate é um aliado no combate à ansiedade Muitas pessoas descobriram que estão viciadas em chocolate. O que não sabem é que isso não é necessariamente mau. O chocolate é um poderoso aliado no combate à ansiedade e funciona como uma espécie de medicamento que, se consumido moderadamente, pode ser bom para a saúde. 2009-03-06 21:08:39 /informacao/chocolate_28996.flv 206796 00:01:26 http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=20&visual=9&tm=2&t=Chocolate-e-um-aliado-no-combate-a-ansiedade.rtp&article=206796 Saúde Chocolate é um aliado no combate à ansiedade Muitas pessoas descobriram que estão viciadas em chocolate. O que não sabem é que isso não é necessariamente mau. O chocolate é um poderoso aliado no combate à ansiedade e funciona como uma espécie de medicamento que, se consumido moderadamente, pode ser bom para a saúde. 2009-03-06 21:08:39

Rotavírus, um vírus quase desconhecido

Rotavírus, um vírus quase desconhecido Quase metade dos pais portugueses desconhece a existência da Gastroenterite Pediátrica por Rotavírus. Esta doença é uma das principais causas de hospitalização de crianças na Europa. 2009-03-02 10:57:13 /informacao/rotavirus_28699.flv 205614 00:03:03 http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=20&visual=9&tm=2&t=Rotavirus-um-virus-quase-desconhecido.rtp&article=205614 Saúde Rotavírus, um vírus quase desconhecido Quase metade dos pais portugueses desconhece a existência da Gastroenterite Pediátrica por Rotavírus. Esta doença é uma das principais causas de hospitalização de crianças na Europa. 2009-03-02 10:57:13