O mar como calmante...
Nos momentos problemáticos penso no mar, acalmo.
Acho que nasceu comigo.
É como se o seu som, o seu aroma e a harmonia com o horizonte e o sol, que é seu aliado, me dessem aquilo que outra natureza não me possa acalmar.
A verdade é que nem sempre me suporto e só este me acalma.
Não. Não é fácil viver connosco mesmos quando situações difíceis e criticas se abrolham.
Faz parte do meu ser que só o tempo me ensinará a vencer esta insuportabilidade própria stressante.
São os momentos críticos que não estão na minha mão e se os tento segurar parecem água nas mãos.
Hidratam a mente amadurecendo-a mas cansam a minha pessoa e quem está à minha volta.
Dilema por resolver que só o tempo me ensinará a resolver.
Escrever bem
Escrever é uma das formas mais eficientes para transmitir informação e conhecimento.
Permitiu por exemplo, que pessoas que viveram há muitos séculos atrás pudessem passar o seu conhecimento para as gerações vindouras.
Se quer aprender a escrever bem, siga as próximas dicas.
Escrever com o fim a vista
A primeira coisa que deve fazer é um esqueleto do texto que pretendemos escrever, com algumas notas que identificarão o que irá ser escrito. Por exemplo:
Número de palavras Tema Estilo (formal, blogue, carta) Pesquisas a fazer Data limite para terminar Organizar notas e rascunhos.
Uma das piores coisas que podem acontecer quando estamos a escrever é ter de parar para procurar uma ideia que colocámos não sabemos onde. Quebra totalmente o ritmo criativo do texto.
Procure uma aplicação informática, se costuma usar o computador para escrever ou anda com ele para todo o lado. Se for menos tecnológico, compre um bloco de notas e uma pasta para guardar documentos e ande sempre acompanhado desses objectos.Crie um hábito para escrever bem.
Podemos aprender a escrever bem se criarmos um hábito diário de escrever sempre há mesma hora e no mesmo local. Se para ser um escritor inesquecível é necessário algo mais (um dom) escrever correctamente pode ser alcançado por qualquer um, com esforço e dedicação.
Compre um cronómetro e coloque-o na sua secretária. Depois marque o tempo que planeou escrever e não saia de lá até o alarme tocar. Concentre-se no que está a fazer.Delegar o que for possível.
Enquanto a parte de escrever não pode ser delegada, existem outras tarefas que podem ser. Por exemplo, para a edição do texto ou apenas para passar as suas notas para formato electrónico.
Concentre-se em produzir para escrever bem.
Apesar de estar sentado, escrever bem pode consumir muita energia. Por isso devemos tentar produzir o máximo no menor tempo possível, além de delegar tudo o resto (como já vimos).
Se nos prepararmos correctamente, com organização, criando o ambiente e rituais correctos, estando mentalmente preparados para escrever, a qualidade dos textos será bastante boa. Por isso, siga estas dicas e comece a escrever bem.
Sem comentários:
Enviar um comentário