Hours to read, inform, learn, know, know, share. Is your time!

"Nós morremos quando desaparecem as últimas pessoas que ouviram falar de nós." AntonioLoboAntunes

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Número de transplantes em Portugal tem aumentado


O primeiro transplante em Portugal aconteceu há 40 anos.


O presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação faz o balanço dos últimos anos e diz que o número de colheitas e transplantes tem aumentado.



O Dia do Transplante vai ser assinalado com uma cerimónia nos Hospitais de Coimbra numa iniciativa da Sociedade Portuguesa de Transplantação.
O presidente António Morais Sarmento faz um balanço destes ultimos anos e diz que o número de colheitas e transplantes tem aumentado.
Estamos entre os primeiros da Europa, no que toca aos transplantes renais e hepáticos, mas os transplantes pulmonares ainda levam muitos doentes a Espanha.
António Morais Sarmento gostaria também de ver outros hospitais para além do Santo António, no Porto, a fazer transplante duplo do rim e figado.


TSF audio


Os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) assinalam hoje os 40 anos da primeira transplantação de órgãos em Portugal.
Foi em 20 de Julho de 1969 que uma equipa médica liderada pelo cirurgião Linhares Furtado procedeu, nos HUC, a um transplante renal com dador vivo – intervenção pioneira no país, na altura. "Foi realizado em condições inimagináveis hoje em dia", considera Linhares Furtado, dando como exemplo "a ausência de climatização" na sala da cirurgia. Questionado se se sentia nervoso na altura da intervenção, o médico respondeu: "Uma pessoa quando se lança numa coisa destas sabe o que está a fazer. Não diria nervoso, mas com alguma ansiedade". Linhares Furtado está a escrever um livro sobre este momento, que espera depois publicar. Para assinalar os 40 anos do primeiro transplante, o auditório dos HUC inaugura o I Dia do Transplante, cerimónia comemorativa que reúne profissionais de saúde, doentes transplantados, familiares e amigos. O programa inclui intervenções de especialistas sobre o processo de colheita de órgãos e um balanço dos 40 anos de transplantação em Portugal, bem como uma homenagem aos dadores portugueses. Ainda no âmbito desta comemoração, a Sociedade Portuguesa de Transplantação lança hoje uma petição para a institucionalização do Dia Do Transplante. O objectivo é recolher 4000 assinaturas e entregar o documento na Assembleia da República.


20-07-2009

Sem comentários:

Escrever bem

Escrever é uma das formas mais eficientes para transmitir informação e conhecimento.

Permitiu por exemplo, que pessoas que viveram há muitos séculos atrás pudessem passar o seu conhecimento para as gerações vindouras.
Se quer aprender a escrever bem, siga as próximas dicas.
Escrever com o fim a vista
A primeira coisa que deve fazer é um esqueleto do texto que pretendemos escrever, com algumas notas que identificarão o que irá ser escrito. Por exemplo:
Número de palavras Tema Estilo (formal, blogue, carta) Pesquisas a fazer Data limite para terminar Organizar notas e rascunhos.
Uma das piores coisas que podem acontecer quando estamos a escrever é ter de parar para procurar uma ideia que colocámos não sabemos onde. Quebra totalmente o ritmo criativo do texto.
Procure uma aplicação informática, se costuma usar o computador para escrever ou anda com ele para todo o lado. Se for menos tecnológico, compre um bloco de notas e uma pasta para guardar documentos e ande sempre acompanhado desses objectos.Crie um hábito para escrever bem.
Podemos aprender a escrever bem se criarmos um hábito diário de escrever sempre há mesma hora e no mesmo local. Se para ser um escritor inesquecível é necessário algo mais (um dom) escrever correctamente pode ser alcançado por qualquer um, com esforço e dedicação.
Compre um cronómetro e coloque-o na sua secretária. Depois marque o tempo que planeou escrever e não saia de lá até o alarme tocar. Concentre-se no que está a fazer.Delegar o que for possível.
Enquanto a parte de escrever não pode ser delegada, existem outras tarefas que podem ser. Por exemplo, para a edição do texto ou apenas para passar as suas notas para formato electrónico.
Concentre-se em produzir para escrever bem.
Apesar de estar sentado, escrever bem pode consumir muita energia. Por isso devemos tentar produzir o máximo no menor tempo possível, além de delegar tudo o resto (como já vimos).
Se nos prepararmos correctamente, com organização, criando o ambiente e rituais correctos, estando mentalmente preparados para escrever, a qualidade dos textos será bastante boa. Por isso, siga estas dicas e comece a escrever bem.

Chocolate é um aliado no combate à ansiedade

Chocolate é um aliado no combate à ansiedade Muitas pessoas descobriram que estão viciadas em chocolate. O que não sabem é que isso não é necessariamente mau. O chocolate é um poderoso aliado no combate à ansiedade e funciona como uma espécie de medicamento que, se consumido moderadamente, pode ser bom para a saúde. 2009-03-06 21:08:39 /informacao/chocolate_28996.flv 206796 00:01:26 http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=20&visual=9&tm=2&t=Chocolate-e-um-aliado-no-combate-a-ansiedade.rtp&article=206796 Saúde Chocolate é um aliado no combate à ansiedade Muitas pessoas descobriram que estão viciadas em chocolate. O que não sabem é que isso não é necessariamente mau. O chocolate é um poderoso aliado no combate à ansiedade e funciona como uma espécie de medicamento que, se consumido moderadamente, pode ser bom para a saúde. 2009-03-06 21:08:39

Rotavírus, um vírus quase desconhecido

Rotavírus, um vírus quase desconhecido Quase metade dos pais portugueses desconhece a existência da Gastroenterite Pediátrica por Rotavírus. Esta doença é uma das principais causas de hospitalização de crianças na Europa. 2009-03-02 10:57:13 /informacao/rotavirus_28699.flv 205614 00:03:03 http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=20&visual=9&tm=2&t=Rotavirus-um-virus-quase-desconhecido.rtp&article=205614 Saúde Rotavírus, um vírus quase desconhecido Quase metade dos pais portugueses desconhece a existência da Gastroenterite Pediátrica por Rotavírus. Esta doença é uma das principais causas de hospitalização de crianças na Europa. 2009-03-02 10:57:13