Hours to read, inform, learn, know, know, share. Is your time!

"Nós morremos quando desaparecem as últimas pessoas que ouviram falar de nós." AntonioLoboAntunes

terça-feira, 31 de março de 2009

...ter lixo na mão...



Ricardo Araújo Pereira

Uma reflexão acerca de lixo

"É muito frequente encontrar-me na circunstância de ter lixo na mão e, quando confrontado com os rótulos que hoje designam as várias secções dos caixotes do lixo (cartão, papel, embalagens, vidro), verificar que o lixo que eu possuo se enquadra, invariavelmente, na categoria dos indiferenciados . ..."

Ar fresco de palavras pensadas.....


Crónicas
...

Porque gostas de ler….partilho pedaços de papel contigo!


Lá estarei..


Este é um blogue do PÚBLICO, escrito por Isabel Coutinho. Desde 1996, a jornalista assina semanalmente a coluna Ciberescritas sobre o futuro dos livros, a presença de escritores na Internet e a relação entre as novas tecnologias e a literatura. isabel.coutinho@publico.pt

terça-feira, 17 de março de 2009

Ser pai qualquer um pode ser.....

Ser Super Pai já não é para qualquer pessoa.
Um Pai é sempre um Pai. Por muito má que seja a relação com o seu filho ou por maior que seja o silêncio entre ambos, tem que consciencializar-se que ele é seu filho. Se o seu filho nem sempre age correctamente é normal que você também seja um pouco culpado dessas atitudes e, se ele quase não demonstra carinho para consigo, é porque também não encontra essa demonstração da sua parte.

Aos filhos deve ser dado tudo. As crianças precisam de um lar, de conforto, carinho, atenção e de muita dedicação, coisas que nem sempre os pais querem ou parecem conseguir fazer. Portanto, e se quer que o seu filho desde pequeno se orgulhe do pai e o tenha como exemplo, MUDE a sua atitude. Pelo seu filho.

Ainda antes de o bebé nascer, deve falar com ele o mais possível. Cante-lhe músicas e fale muito com ele, dando-lhe festinhas e fazendo pequenas carícias na barriga da mãe. O bebé sentirá o seu carinho e atenção, e quando vier a abrir os olhos para o mundo estará muito mais ambientado consigo do que possa imaginar. Desde o momento do nascimento que o pai é um importante factor para o desenvolvimento do filho.

Dê-lhe beijinhos e muitos miminhos, enquanto lhe vai apresentando os seus brinquedos. Quando já tiver mais alguma idade, mais concretamente após os primeiros anos de vida, colabore com o seu filho nas brincadeiras, por muito cansado que esteja. Esqueça que trabalhou um dia inteiro num escritório, sob um stress infernal, e entregue-se ao seu pequenote em todas as suas brincadeiras.

Em qualquer um dos momentos em que estejam os dois deliciosamente a brincar torne esses instantes mágicos. Seja muito divertido e até mesmo louco, para que a criança aprecie bastante a brincadeira. As crianças gostam sempre de um pouco de loucura e, ver o pai a brincar daquela forma com ele é sinónimo que o pai pode ser também igual a eles. Utilize ao máximo a sua imaginação e invente você mesmo brincadeiras divertidas, conte-lhes histórias e faça-os puxar pela imaginação.

Há que os ensinar a tomar iniciativa para as coisas, torná-los fortes e pessoas decididas, a partir de pequenos exemplos e de experiências práticas. Pode utilizar o método da brincadeira ou então optar por ter uma conversa informal. Pode também pregar pequenas partidas à mãe dele indo roubar escassas quantidades de comida à cozinha, mas explique-lhes de antemão que se trata somente de uma brincadeira e que não é para repetirem a graça noutro sítio qualquer.

Leve os seus filhos a passear pelo jardim ou praia já que o contacto com a natureza é muito importante para eles, fá-los sentirem-se livres e desperta neles o espírito de aventura. Estimule ao máximo a alegria e criatividade deles, e tente estar sempre junto deles em todas as ocasiões. Faça com que eles tenham orgulho em si, e que possam descobrir na figura paterna muito mais do que um pai. Um verdadeiro amigo e companheiro de brincadeira e para toda a vida!

Já agora,
dia 19 de Março
Um feliz dia do Pai.

domingo, 8 de março de 2009

O Dia Internacional da Mulher


O dia internacional da mulher é celebrado a 8 de Março desde 1975 .
"O mundo entende este dia como um símbolo da igualdade política, cultural e social das mulheres"
Felizmente a desigualdade é cada vez menor, mas a violência contra a integridade feminina ainda é um facto que não se pode ignorar.
O reforço da "necessidade de partilha de responsabilidades no que diz respeita aos cuidados da família" entre homens e mulheres é outra questão incontornável para Elza Pais, que lembra que enquanto estes direitos e deveres não forem repartidos o "acesso às oportunidades fica desequilibrado".
Mas a ignorância existe e que quem diga que "enquanto existir o dia da mulher não igualdade de direitos". (Rodrigo Moita de Deus - http://31daarmada.blogs.sapo.pt/2406168.html)

quarta-feira, 4 de março de 2009

Dossier Pessoal RVCC

Check out this SlideShare Presentation:

Papel higiénico

Já sabemos que as nossas escolhas quotidianas podem ser mais ou menos sustentáveis. Desde o peixe que compramos ao interruptor que desligamos. Agora, o papel higiénico junta-se à lista. Esta semana, a Greenpeace apresentou nos EUA um guia de consumo sustentável onde insere, pela primeira vez, o papel higiénico reciclado. Mas os cidadãos norte-americanos têm uma "obsessão nacional" pelo papel ultra-suave, propriedade que só é conseguida com árvores de florestas antigas e que os rolos "amigos do Ambiente" não podem oferecer. Nos EUA, o maior mercado de papel higiénico, um cidadão utiliza em média 23,6 rolos per capita por ano.

in: PÚBLICO 26.02.2009

Reservas do país estão “a saque” denuncia criador dos primeiros parques naturais

O fundador e primeiro presidente do Serviço Nacional de Parques, Fernando Pessoa, considerou hoje que os parques naturais portugueses estão "a saque" e criticou a "inoperância" das entidades governamentais que tutelam o Ambiente.



"O Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) é uma tontice", disse hoje o professor convidado da Universidade do Algarve à agência Lusa, à margem da apresentação de um livro. Segundo o arquitecto paisagista, que criou os primeiros parques e reservas naturais portugueses, o instituto está "descaracterizado" e a "estragar" o trabalho "sério" que começou no pós-25 de Abril. "Está tudo transformado num clientelismo", afirmou, apontando o caso Freeport como um dos "escândalos" que ocorreram na Reserva Natural do Estuário do Tejo e que, diz, não constitui caso único.
O responsável falava à margem da cerimónia de apresentação do livro "Árvores e Arbustos", do arquitecto José Marques Moreira, que foi hoje apresentado na Universidade do Algarve. Quanto à Ria Formosa, que se estende por cinco concelhos algarvios, entre Loulé e Vila Real de Santo António, Fernando Pessoa salientou os "ataques" que têm sido feitos àquele sistema lagunar. "Qualquer dia [a Ria Formosa] parece um lago no meio do Campo Grande", ironizou, criticando o Ministério do Ambiente e ICNB de "inoperância" e acusando-os de não conseguir garantir a conservação da natureza.

"O que se faz em Portugal vai completamente ao arrepio do que acontece no resto da Europa, nomeadamente em Espanha", afirmou, acrescentando que Portugal é o único país onde os parques não têm um director. "Há um supervisor para quatro ou cinco parques e com tantos adjuntos isto mais parece uma economia de mercearia", concluiu Fernando Pessoa.

in: 04.03.2009 Lusa









Brincadeiras

Deepa, uma fêmea de orangotango com um ano de idade, brinca na ilha Orang Utan no Bukit Merah Resort, 300 quilómetros a Norte de Kuala Lumpur.

A ilha começou em 1999 com apenas três orangotangos e hoje a população de primatas aumentou para 23 animais, doze dos quais nasceram já na ilha.
Foto: Zainal Abd Halim/Reuters

in: 03-03-2009 12:19:00

Cascais já tem residómetro disponível na Internet

A população de Cascais já pode aceder aos dados relativos à recolha de resíduos sólidos urbanos do seu concelho, através de um sítio online criado pela Empresa de Ambiente de Cascais (EMAC), em http://www.emac-em.pt/.

O residómetro permite contabilizar valores mensais e anuais dos vários fluxos de resíduos recolhidos, visualizar ecopontos e contentores da zona e respectivos horários de recolha de resíduos. Segundo Rui Libório, presidente da EMAC, "este sistema inovador tem a vantagem de dar a conhecer os horários de recolha por zona, contribuindo para a sensibilização da população relativamente à reciclagem".


Através da consulta de gráficos é possível verificar a quantidade de resíduos recolhidos no concelho, por tipo, mês e ano, e, através do mapa interactivo, os visitantes têm acesso aos horários de recolha de cada contentor ou ecoponto, assim como o tipo de serviço de limpeza que se aplica a cada zona de residência.


Rui Libório adiantou que "o volume de resíduos selectivos recolhido aumentou em relação a 2007, significando que a população está a responder positivamente" aos apelos. Numa breve consulta através do residómetro pode-se constatar que, relativamente à recolha selectiva, todos os fluxos recolhidos aumentaram desde 2007, com excepção do fluxo de restos de comida, e que a recolha de plásticos foi a que registou uma maior evolução (23,1 por cento). Segundo António Capucho, presidente da autarquia, o residómetro "tem a vantagem de aumentar o nível de transparência de uma empresa municipal junto do público".


04.03.2009 - 11h05 Ana Espada

terça-feira, 3 de março de 2009

As faltas nos Cursos EFA

Se por motivos pessoais ou profissionais, um adulto não puder realizar um curso EFA de forma contínua, pode capitalizar as UFCD/UC concluídas com aproveitamento e retomar posteriormente o percurso?


Sim, pode.

Nesta situação, como se coloca a questão da assiduidade?
A contagem de 90% de presenças é feita em relação a cada UFCD/UC frequentada ou para a totalidade do percurso formativo no seu conjunto?


A contagem dos 90% das presenças é relativa à totalidade do percurso formativo.O formando não obtém aproveitamento na totalidade do curso, porque não o frequentou na totalidade, mas se realizou com aproveitamento alguma UC/UFCD tem direito a ter essas UC/UFCD validadas.



Há alguma possibilidade de os formandos, ao abrigo do estatuto de trabalhador-estudante, beneficiarem de maior flexibilidade no que se refere à assiduidade?


Os cursos EFA têm uma disposição semelhante a outras ofertas de educação-formação quanto ao estatuto de trabalhador-estudante, mas isso não tem implicações na assiduidade nas sessões de formação, mas sim, no desempenho da actividade profissional e na relação com a entidade patronal (dias para exames, faltas justificadas, etc.)


Publicada por JL em Terça-feira, 24 de Fevereiro de 2009 12:29
http://efanovasoportunidades.blogspot.com/2009/02/as-faltas-nos-cursos-efa.html

Escrever bem

Escrever é uma das formas mais eficientes para transmitir informação e conhecimento.

Permitiu por exemplo, que pessoas que viveram há muitos séculos atrás pudessem passar o seu conhecimento para as gerações vindouras.
Se quer aprender a escrever bem, siga as próximas dicas.
Escrever com o fim a vista
A primeira coisa que deve fazer é um esqueleto do texto que pretendemos escrever, com algumas notas que identificarão o que irá ser escrito. Por exemplo:
Número de palavras Tema Estilo (formal, blogue, carta) Pesquisas a fazer Data limite para terminar Organizar notas e rascunhos.
Uma das piores coisas que podem acontecer quando estamos a escrever é ter de parar para procurar uma ideia que colocámos não sabemos onde. Quebra totalmente o ritmo criativo do texto.
Procure uma aplicação informática, se costuma usar o computador para escrever ou anda com ele para todo o lado. Se for menos tecnológico, compre um bloco de notas e uma pasta para guardar documentos e ande sempre acompanhado desses objectos.Crie um hábito para escrever bem.
Podemos aprender a escrever bem se criarmos um hábito diário de escrever sempre há mesma hora e no mesmo local. Se para ser um escritor inesquecível é necessário algo mais (um dom) escrever correctamente pode ser alcançado por qualquer um, com esforço e dedicação.
Compre um cronómetro e coloque-o na sua secretária. Depois marque o tempo que planeou escrever e não saia de lá até o alarme tocar. Concentre-se no que está a fazer.Delegar o que for possível.
Enquanto a parte de escrever não pode ser delegada, existem outras tarefas que podem ser. Por exemplo, para a edição do texto ou apenas para passar as suas notas para formato electrónico.
Concentre-se em produzir para escrever bem.
Apesar de estar sentado, escrever bem pode consumir muita energia. Por isso devemos tentar produzir o máximo no menor tempo possível, além de delegar tudo o resto (como já vimos).
Se nos prepararmos correctamente, com organização, criando o ambiente e rituais correctos, estando mentalmente preparados para escrever, a qualidade dos textos será bastante boa. Por isso, siga estas dicas e comece a escrever bem.

Chocolate é um aliado no combate à ansiedade

Chocolate é um aliado no combate à ansiedade Muitas pessoas descobriram que estão viciadas em chocolate. O que não sabem é que isso não é necessariamente mau. O chocolate é um poderoso aliado no combate à ansiedade e funciona como uma espécie de medicamento que, se consumido moderadamente, pode ser bom para a saúde. 2009-03-06 21:08:39 /informacao/chocolate_28996.flv 206796 00:01:26 http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=20&visual=9&tm=2&t=Chocolate-e-um-aliado-no-combate-a-ansiedade.rtp&article=206796 Saúde Chocolate é um aliado no combate à ansiedade Muitas pessoas descobriram que estão viciadas em chocolate. O que não sabem é que isso não é necessariamente mau. O chocolate é um poderoso aliado no combate à ansiedade e funciona como uma espécie de medicamento que, se consumido moderadamente, pode ser bom para a saúde. 2009-03-06 21:08:39

Rotavírus, um vírus quase desconhecido

Rotavírus, um vírus quase desconhecido Quase metade dos pais portugueses desconhece a existência da Gastroenterite Pediátrica por Rotavírus. Esta doença é uma das principais causas de hospitalização de crianças na Europa. 2009-03-02 10:57:13 /informacao/rotavirus_28699.flv 205614 00:03:03 http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=20&visual=9&tm=2&t=Rotavirus-um-virus-quase-desconhecido.rtp&article=205614 Saúde Rotavírus, um vírus quase desconhecido Quase metade dos pais portugueses desconhece a existência da Gastroenterite Pediátrica por Rotavírus. Esta doença é uma das principais causas de hospitalização de crianças na Europa. 2009-03-02 10:57:13