“O medo da velhice.”
O tempo passa sem darmos conta.
Das brincadeiras e birras em criança, dos primeiros amores na adolescência, de sermos “gente” defendendo teorias contrárias às dos velhos na juventude, do dar de “caras” com a realidade das teorias já então comprovadas no “afinal eles tinham razão”, na alegria de ver crescer os nossos filhos que já os nossos avós nos diziam que “hão-de ser o vosso espelho”.
São as palavras e as histórias que marcam a minha vivência rica com a herança dos velhos da “minha gente”, que são os que me fazem saber viver cada minuto de alegria e tristeza e me levam ao caminho que uns já terminaram e outros ainda eu os consigo seguir.
Para mim, envelhecer é uma enciclopédia de vida cheia de palavras, fotos, recordações, lágrimas enxutas, mágoas vencidas, de mulheres fortes. É aprender a transmitir à minha filha tudo o que os meus velhos já me ensinaram e continuam a fazer aprender.
É uma ginástica menos flexível de ideias e de corridas, mas é um valor do tamanho do mundo. São rugas que me fazem olhar no espelho e me mostram que a minha filha está a crescer e vai transmitir esta herança que eu tenho guardado.
Envelhecer é sinal de riqueza interior e intelectual.
Não há que ter medo do tempo passar.
Magda Fonseca
Escrever bem
Escrever é uma das formas mais eficientes para transmitir informação e conhecimento.
Permitiu por exemplo, que pessoas que viveram há muitos séculos atrás pudessem passar o seu conhecimento para as gerações vindouras.
Se quer aprender a escrever bem, siga as próximas dicas.
Escrever com o fim a vista
A primeira coisa que deve fazer é um esqueleto do texto que pretendemos escrever, com algumas notas que identificarão o que irá ser escrito. Por exemplo:
Número de palavras Tema Estilo (formal, blogue, carta) Pesquisas a fazer Data limite para terminar Organizar notas e rascunhos.
Uma das piores coisas que podem acontecer quando estamos a escrever é ter de parar para procurar uma ideia que colocámos não sabemos onde. Quebra totalmente o ritmo criativo do texto.
Procure uma aplicação informática, se costuma usar o computador para escrever ou anda com ele para todo o lado. Se for menos tecnológico, compre um bloco de notas e uma pasta para guardar documentos e ande sempre acompanhado desses objectos.Crie um hábito para escrever bem.
Podemos aprender a escrever bem se criarmos um hábito diário de escrever sempre há mesma hora e no mesmo local. Se para ser um escritor inesquecível é necessário algo mais (um dom) escrever correctamente pode ser alcançado por qualquer um, com esforço e dedicação.
Compre um cronómetro e coloque-o na sua secretária. Depois marque o tempo que planeou escrever e não saia de lá até o alarme tocar. Concentre-se no que está a fazer.Delegar o que for possível.
Enquanto a parte de escrever não pode ser delegada, existem outras tarefas que podem ser. Por exemplo, para a edição do texto ou apenas para passar as suas notas para formato electrónico.
Concentre-se em produzir para escrever bem.
Apesar de estar sentado, escrever bem pode consumir muita energia. Por isso devemos tentar produzir o máximo no menor tempo possível, além de delegar tudo o resto (como já vimos).
Se nos prepararmos correctamente, com organização, criando o ambiente e rituais correctos, estando mentalmente preparados para escrever, a qualidade dos textos será bastante boa. Por isso, siga estas dicas e comece a escrever bem.
Sem comentários:
Enviar um comentário